Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga é uma ciência milenar que deu origem a inúmeras outras yogas.

Essa ciência lida com a alteração e expansão da consciência, pelo movimento da energia do Kundalini através da coluna vertebral.

A prática com seus kriyas (movimentos), asanas (poses), mantras, mudras (poses de mãos), bhandas (travas ou contrações) e meditações com atenção dirigida e focalizada, visualizações e projeção em combinações específicas e sequências, foi, durante muitos séculos, ensinada pelo Guru ao chela (aluno) em segredo, de forma reservada e hermética.

O Kundalini Yoga é uma forma dinâmica de yoga que se concentra no trabalho do sistema nervoso, glandular e imunológico.

Se alicerça no trabalho da energia vital, através de exercício dinâmicos e técnicas especiais de respiração, os quais condicionam a musculatura para utilizá-la como catalisadora de radicais livres e toxinas, promovendo a desintoxicação celular e melhorando a circulação sanguínea e linfática.

Ao final de cada série de exercícios são utilizadas diferentes meditações para garantir o equilíbrio energético complementar aos exercícios físicos e a manutenção de níveis de consciência especiais.

Estimula o crescimento individual através de técnicas que fortalecem o sistema nervoso, o sistema glandular e o sistema imunológico, visando o aumento da estabilidade e da vitalidade.

É um potente e efetivo sistema de autotransformação e desenvolvimento pessoal.

Kundalini é o nosso potencial maior e esta é a razão pela qual o Kundalini Yoga é também chamado de Yoga da Consciência.

História

O sistema do Kundalini Yoga data do período pré ariano, portanto matriarcal e foi por muito tempo aprimorado na Índia.

Entretanto, devido às catástrofes naturais, guerra e invasão do chamado Vale do Indus, muito desse sistema se perdeu, ou foi inadequadamente reconstruído.

Com o intuito de proteger aquilo que ainda restava, inúmeros documentos foram levados para as montanhas do Tibet.

Esses foram estudados por muitos sábios, mas de forma incompleta porque a língua na qual estavam escritos não era bem conhecida.

O Kundalini Yoga original, por ter se tornado uma tradição oral e hermética, pôde sobreviver a muitos desafios.

Há cerca de 500 anos, com o nascimento do Guru Nanak Dev Ji, Guru Gobind Singh Ji, Baba Siri Chand, esse sistema foi reorganizado, compilado e trazido novamente para Punjab, Índia.

Desde 1969 o Ocidente pôde entrar em contato com essa forma de yoga, através dos ensinamentos de Siri Singh Sahib Bhai Sahib Harbhajan Singh, conhecido como Yogi Bhajan.

Texto extraído do Livro “O carvão e do Diamante” de Guru Sangat Kaur Khalsa.